O que é apneia do sono e qual sua relação com o emagrecimento

Talvez você conheça alguém que ronca muito à noite, quem sabe você mesmo. Você sabe o que é apneia do sono? As pessoas que roncam também sofrem deste mal, que causa interrupções na respiração ao longo da noite e leva a um prejuízo na qualidade do sono.

Pessoas com excesso de gordura corporal têm maior probabilidade para ronco e apnéia do sono. Isso acontece por deposição de gordura nas paredes laterais da faringe e na língua provocando um estreitamento do espaço que o ar tem para passar.

o que é apneia do sono

O aumento do tecido gorduroso no abdômen leva a uma redução da capacidade pulmonar e diminui a expansão da caixa torácica. Isso faz com que entre menos ar nos pulmões e haja mais esforço para respirar.

o que é apneia do sono

Além disso, o ganho de peso pode contribuir com a flacidez da musculatura, em especial a da orofaringe, que passa a vibrar e ressoar com mais facilidade quando dormimos,

Estudos mostram que a perda de peso está diretamente relacionada com a melhora da apneia. Segundo a Fundação Nacional do Sono nos EUA, para aqueles com sobrepeso, emagrecer geralmente é a melhor forma de curar a apneia do sono e acabar com os roncos de vez.

o que é apneia do sono

É importante lembrar  que pessoas com apnéia do sono tem maior dificuldade em emagrecer do que a população geral. Isso acontece pois nestes indivíduos está reduzida a produção  da LEPTINA, hormônio  responsável pela SACIEDADE e auxílio na PERDA DE PESO . Logo, se ele está baixo, a pessoa ronca por cauda da obesidade e tem dificuldade de emagrecer para parar de roncar.

Além disso, quem dorme mal tem menos disposição para atividades físicas.

O que fazer para melhor a apneia do sono?

É importante perder peso e também tratar o ronco. Dormindo melhor o seu metabolismo funcionará melhor para ajudar no emagrecimento.

o que é apneia do sono

Por onde começar?

Acompanhamento com nutricionista

– Hidratação

– Atividade física frequente

– Redução dos carboidratos (pão, massa, arroz, doces)

– Evitar álcool e refrigerantes

– Evitar refeições pesadas a noite

Procure um profissional capacitado para te ajudar.

Se Ame, Se Cuide

Dra. Giovana  De Lucca, Nutricionista Funcional  Especialista em Obesidade, Emagrecimento e Saúde pela Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, Coaching Nutricional, capacitação em biofísica quântica e Medicina Tradicional Chinesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima