Você já se perguntou se existem alimentos para ajudar a ansiedade? A ansiedade está presente cada dia mais na vida dos brasileiros. Um estudo mostrou que o Brasil assumiu o posto de país com a maior taxa de pessoas com esse tipo de transtorno. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgadas em fevereiro, 9,3% dos brasileiros enfrentam alguns dos casos descritos acima. No mundo, 264 milhões de indivíduos sofrem com a ansiedade, número 15% maior do que o registrado em 2005. Apesar de alarmantes, os índices não são irremediáveis. Para lidar com todos esses sintomas existem diversos caminhos, como a alimentação.
A ansiedade pode se manifestar em diferentes níveis, e quando mais elevado grau de ansiedade, maior deve ser os cuidados, sendo acompanhado por um profissional de saúde habilitado.
A ansiedade afeta a forma como uma pessoa pensa, mas também pode levar a sintomas físicos.

Tipos de ansiedade :
- Comer compulsivamente
- Irritabilidade
- Insônia
- Problemas no intestino
O tratamento para a ansiedade pode ser realizado de diversas maneiras, com suplementos, medicamentos, aromoterapia, terapia alternativas e também com a nutrição.
Veja abaixo alguns alimentos para controlar a ansiedade ?
Comer compulsivamente

Inclua no seus lanches da tarde algum desses alimentos- chocolate 70% cacau, banana, nozes, frutas como morango / kiwi, chás de melissa e passiflora.
Irritabilidade

Invista em semente de abóbora, castanha do Pará, nozes, chlorella e leveduras. Procure incluir esses alimentos já no café da manhã para te ajudar no controle no estresse ao longo do dia.
Insônia

Faça o ritual do sono
- Comer uma refeição leve a noite – sem carne vermelha e massa
- Escutar um boa música
- Tomar chá passiflora e mulungu
Intestino preso ou solto

É preciso cuidar das bactérias intestinas. Temos o eixo cérebro intestino, isso quer dizer que as bactérias que colonizam nosso intestino influenciam no nosso humor. Para ter uma flora intestinal saudável:
- Evite consumo de alimentos ácidos – refrigerante, industrializados, excesso de carne vermelha e açúcar refinado.
- Beba água – 0,35 ml por kg de peso
- Consuma probióticos – keffir, kombuchá ou probióticos já prontos
A alimentação pode sim ajudar muito no controle da ansiedade, mas é importante aliar com atividade físico, pensamentos e atitudes positivas, meditação, terapias alternativas e outros tratamentos que melhor se enquadrem com o que você gosta e precisa.
Procure um profissional capacitado para te ajudar.
Se Ame, Se Cuide
Dra. Giovana De Lucca, Nutricionista Funcional Especialista em Obesidade, Emagrecimento e Saúde pela Universidade Federal de São Paulo – Unifesp, Coaching Nutricional, capacitação em biofísica quântica e Medicina Tradicional Chinesa.